A importância de recursos audiovisuais na educação

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O uso de filmes na escola é um recurso de fundamental importância quando utilizados de forma adequada, visando alcançar uma aprendizagem significativa acerca do conteúdo proposto em sala de aula.
A utilização dos recursos tais como: TV, cinema, internet, e demais tecnologias, implica em uma tomada de atitude do professor em buscar conhecê-los melhor para consequentemente serem utilizados de maneira correta.
Partindo desse pressuposto, seu uso vai além da apreciação de imagens e sons, uma vez que seu manuseio requer reflexão das informações contidas através do contexto, da linguagem, suas ações e manifestações culturais para que haja a ruptura da passividade do receptor, possibilitando assim, o mesmo a tornar-se sujeito do conhecimento, desenvolvendo, portanto uma mutação consciente tanto no aprendiz quanto no profissional.
Sobre esse aspecto, vale destacar o que afirma Eliana Cândida Pereira:

“Somente a prática reflexiva traz novas perspectiva ao processo educativo. Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões. Espaços de interação voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva” (2007).

Desse modo, a linguagem audiovisual além de possibilitar um conhecimento amplo do mundo, mantendo-nos atualizados, permite interpretar esses meios proporcionando a criação de novas mensagens, conceitos e informações. Assim o aluno torna-se sujeito do seu próprio conhecimento, através da interação, do posicionamento crítico perante os recursos mencionados acima.
Segundo Amélia Hamze, a era da informação é também a era da educação, ou seja, a educação e as novas tecnologias devem caminhar juntas para que possa atender às necessidades contemporâneas.


Referências: Eliane Cândida Pereira
Amélia Hamze
Marília Franco

www.entci.blogspot.com

3 comentários:

Blog do Luciano e do Rai Souza disse...

Muito bem Pat, concordo plenamente

Unknown disse...

Excepcional...aprendi muito visitando esse blog...

Caroline Ludwig disse...

Legal! :D

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro